segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Sobre música.



Há um efeito produzido pela música, que nos deixa mais alegres ou mais tristes. Certas músicas nos tranqüiliza enquanto outras nos faz sentir velocidade ou pânico! Este é o sentido da música, transmitir um sentimento sem usar palavras.

Mas os tipos de músicas usadas para isso é que eu quero ressaltar aqui hoje!

Começando pelo primeiro mestre da música. Antes dele não havia nada igual, e Johann Pachelbel com a música CANON trouxe do passado uma coisa que o homem havia esquecido, que ele era deus.

Ouvindo esta música tenha certeza que estará ouvindo a coisa mais pura e calma que alguém pode ter criado, pois em 1653 ainda podia se lembrar de um tempo de paz na terra, apenas se lembrar. A história do homem é cheia de guerra e mentira, mas havia um tempo de paz e calmaria e de magia. Quanto mais antiga é a canção citada, mais pura ela é pois o homem era puro e bom. Canon traz esta lembrança, e ela nos faz sentir calmos e nos faz lembrar da natureza, das arvores, dos pássaros, dos rios. É lenta e cíclica, estas duas características vão ser usadas centenas de anos mais tarde, hoje em nosso século, para produzir uma música psicodélica de calmaria, mas isso vou explicar mais adiante.

Tomaso Albinone 1671,  compôs Adagio in G Minor. Apartir daqui, o homem descobre que pode transmitir seus sentimento, e não só as características da natureza, através da música. Há de entendermos que; nem todas as mentes geniais destes tempo foram aproveitadas, devido a doenças e guerrar, a falta de oportunidades. Quero dizer que se toda mente brilhante pudesse se explicar não teríamos somente um Pachelbel ou um Albinone, teríamos vários gênios da música, e de outras artes também, mas a nossa própria humanidade nos consome, nos destrói. Quero dizer que, como exemplo, um menino pobre sem recursos financeiros não teve acesso a escolas de música, e dai se perde um talento, não sabemos qual tem o talento para tal, mas sabemos que devemos acreditar que há pessoas especiais.

Quero dize que antes de Pachelbel deve ter existido vários gênios da música, porem nem eles sabiam disso por não ter acesso a arte! E por esta razão não sabemos como foi as primeiras impreções musicais do mundo. Com certeza estes gênios esquecidos ficavam imaginando música sem saber o que era! Então o que temos são fragmentos de pessoas que conseguirão expressar sua genialidade.

Em Adagio in G Minor Albinone consegue passar momentos de melancolia do homem. Incrível que tenha conseguido isso e não a alegria. É uma melancolia que se confunde com calmaria, uma busca da felicidade mas não se sabe onde. Imagine se ele consegue passa sentimentos de felicidade? Seria maravilhoso.

Quem consegue transmitir uma paz interior verdadeira é Vivaldi!  Com a canção “The Four Season ‘Spring’ – Alegro”. O nome já diz tudo. Com esta melodia vc consegue ver crianças brincado ao ar livre, jovens rosadas dançando ao sol, se banhando numa cachoeira e beijando seus amantes. Cavalgadas calmas por pastos dourados com o objetivo simples de sentir o vento nos cabelos. A característica aqui é a alegria do homem por estar em comunhão com a natureza e aqui ele relembra os tempos em que era feliz. Tudo isso esta relacionado com a filosofia de Epicuro de Samos, mas isso é outra analise que trarei mais tarde.

Vou parar nesta primeira faze de Vivaldi, depois falo de como  ele encontrou uma alegria inesperada e de como a igreja conseguiu influenciar a música mundial.

E no final da analise nós vamos produzir nossa música para relaxar!!!

Nenhum comentário:

Links

CódigoFonte.net