terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

continuação de "Sobre Música"


Este vídeo da Tocata é muito bom para quem entende de instrumentos.



Aqui é o vídeo de uma orquestra, o melhor a fazer e deitar e somente escutar, de olhos fechados, sem ser interrompido.

Vivaldi foi um dos maiores mestres da música clássica, quando falamos de música clássica falamos de nós e do que sentimos, de nossa geração passada presente e futura, falamos do ser humano buscando uma resposta!

"The Four SeasonWinter’ – Largo" é a maravilha da comunicação musical, pois Vivaldi não se prendeu a um só tipo de emoção, mas conseguiu expressar também seus momentos baixos e melancólicos. Assim como o homem. Toda nossa vida é feita de altos e baixos, com um intervalo te tempo entre estes momentos. Há pessoas que de um dia para o outro ficam embirrados, ou de uma hora para outra, ou de mês a mês. Em um dado momento Vivaldi resolveu escrever uma canção que pudesse mostrar o que sentia, e não parou só em uma ou duas mas várias músicas lindas. Todas voltadas a suas reflexões sobre sua vida.

George Frideric Handel - 1685  "Water Music - Hornpipe"

A partir de Handel o sentido da música de procurar encontrar uma resposta a existência humana através da imitação da arte começa a decair mais um degrau. Primeiro a música era feita com o intuito de imitar a natureza, com Pachelbel. Desce um degrau com Albinone tentando musicalizar o que sentia, e até aqui eles só se preocupam com os sentimentos humanos.

Com Handel a música começa a tomar seu papel económico na história, mesmo que seja um passo sutíl neste sentido. Quero dizer que Water Music servia mais como fundo musical de apresentação da cidade de Londres do que uma música feita com sentimentos reais. Royal Academy of Music um teatro real de ópera cujos artistas escreveram varias músicas para homenagear a academia real!!

Entende o que quero  dizer, usar a música em louvor a um prédio? Ao invés de usá-la para relembrar o que foi esquecido ou mesmo para se sentir bem!

Foi isso o que a igreja presenciou e tratou de encomendar uma música a Handel.

 

"Messiah - hallelujah chorus" para ser sincero foi à coisa mais forte que a igreja fez em relação a emocionar seus fiéis. Imagine um católico com um pé dentro e outro fora da igreja, num domingo de manhã indo assistir a missa, e La encontra um coro de 200 pessoas contando the messiah!! O cara fica louco, isso porque música não se tocava a toda hora no rádio naquela época... opa ! nem havia rádios.

Nem energia.

Nem mp3...

Me entende! A arte da música ainda era pura, mesmo com a igreja comprando artistas para atrair fiéis. Ela sabia do efeito grandioso que a música causaria no coração das pessoas. Não deixaremos de achar isso incrível, pois foi esse o rumo de nossa história!

 

Johann Sebastian Bach. Um música extraordinário, e dizem ser o grande mestre. Isso porque sua música nos dá uma porta de saída das ilusões que criamos. A ilusão da igreja, da cidade grande ( Londres e Berlim), do ser humano sábio, e assim por diante, ele vai quebrando todas as coisas importantes e o que sobra é uma lembrança de como éramos antigamente, assim como Pachelbel tentou fazer! Todos buscam a mesma coisa, mas não sabem o que é!

Toccata and Fugue in D Minor” baixe esta música e escute ela mil vezes, e nenhuma vez será igual a outra. Basta dizer isso. Também tente entender o que significa a fuga para Bach. Uma fuga, o mestre da fuga, e é lindo notar que ele consegue descrever isso nesta música, a música e a fuga. É como ele nos desce a oportunidade de poder fugir, por um segundo, da realidade que criamos, que não existe.

Vou parar aqui, tenho muito mais a falar sobre Bach, e muito mais ainda, ...

Um abraço a todos os amigos, preciso muito de vocês, assim disse Epicuro

Nenhum comentário:

Links

CódigoFonte.net